
US lança Semana Global do Empreendedorismo com apelo à atitude
A Universidade de Santiago inaugurou hoje, no Campus da Praia, a Semana do Empreendedorismo, sob o lema “Empreender para Transformar o Futuro”. A sessão de abertura, conduzida pelo Presidente da Casa do Empreendedor da Universidade de Santiago (CEUS), José Luís Mascarenhas, marcou o arranque de uma programação dedicada a fomentar a inovação, a criatividade e o espírito empreendedor entre estudantes e demais membros da comunidade académica.
Na sua intervenção, Mascarenhas agradeceu a presença de convidados, estudantes e parceiros, sublinhando a relevância do momento: “Temos aqui ilustres figuras, não só de Cabo Verde, mas também da nossa comunidade US, que teremos o privilégio de ouvir. Aos nossos alunos, agradeço por estarem connosco nesta abertura. Será uma semana longa, com muitas atividades a decorrer.”
Recordando a origem da Universidade de Santiago, descreveu-a como um ato de coragem e visão: “Quando decidimos criar a US, em 2004, éramos três jovens a sonhar alto. O estudante do interior pagava três vezes mais para estudar na Praia ou no Mindelo. A nossa missão sempre foi inverter essa injustiça.” Realçou ainda o lema “O futuro está ao nosso alcance”, reforçando que este se constrói diariamente: “Acreditamos que o futuro não está pré-traçado. Somos nós que o desenhamos, com conhecimento, habilidade e, sobretudo, atitude. Esta semana é dedicada à atitude, o pilar principal da competência.”
A abrir o ciclo de atividades decorreu uma mesa-redonda intitulada “Empreendedorismo Setorial no Feminino”, com as intervenções de Arlinda Peixoto, Loide Monteiro e Luísa Gorgensen, que partilharam experiências, desafios e perspetivas sobre o papel da mulher no ecossistema empreendedor.
Seguiram-se os testemunhos inspiradores “Histórias de Quem Faz Acontecer”, apresentados por Emiliano Semedo, Leonel Gonçalves, Jaqueline Furtado e Sondeia Gonçalves, que evidenciaram percursos de superação e iniciativa, dentro e fora da US.
O dia terminou com a Feira Expo CEUS, que reuniu alunos empreendedores e expositores, proporcionando um espaço de partilha, contacto com produtos inovadores e valorização de projetos desenvolvidos na Universidade de Santiago.
A Semana do Empreendedorismo prossegue com feiras, formações, concursos e apresentações de projetos, culminando no sábado com uma visita institucional, reforçando a aposta da US na promoção de uma cultura empreendedora ativa e transformadora.

