Conversa “De Homem para Homem” assinala o Novembro Azul na Universidade de Santiago

PARTILHAR

A Universidade de Santiago, em parceria com a Delegacia de Saúde de Santa Catarina, promoveu hoje, uma conversa aberta intitulada “De Homem para Homem”, um espaço de diálogo informal dedicado à saúde masculina, com foco especial na prevenção do cancro da próstata e na promoção do autocuidado.

A atividade, enquadrada nas comemorações do Novembro Azul, contou com a presença dos profissionais da Delegacia de Saúde:  Enfermeiro Juvino Torres, Enfermeiro Hélder Silva e Dr. Silver Mendes e teve como objetivo sensibilizar a comunidade masculina para a importância da prevenção e da quebra de tabus relacionados à saúde do homem.

Durante a sessão, Cilliavini Varela, Coordenadora do Curso de Enfermagem da Universidade de Santiago, destacou a necessidade de incentivar os homens a procurarem cuidados médicos de forma preventiva e a romperem o preconceito em torno do exame da próstata.

“Falou-se sobre o homem fazer o exame da próstata e quebrar o tabu do toque retal, algo que faz com que muitos homens sintam vergonha e evitam procurar ajuda médica. O homem tende a cuidar da saúde apenas quando a doença já está instalada. A conversa de hoje foi no sentido de incentivar o homem a cuidar de si próprio, a procurar serviços de saúde também no contexto da prevenção e da promoção da saúde”, afirmou.

A coordenadora acrescentou ainda que o diálogo procurou tornar o homem um agente disseminador de conhecimento, capaz de partilhar informações sobre saúde com outros homens.

O evento também abordou temas como a influência da alimentação, o uso de medicamentos como a viagra e os exames complementares que auxiliam no diagnóstico precoce do cancro da próstata.

O balanço foi considerado positivo apesar da baixa adesão masculina “infelizmente, mesmo sendo uma conversa de homem para homem, os homens estavam em minoria. As mulheres participaram em maior número e mostraram grande interesse, colocando várias questões e demonstrando curiosidade sobre o tema”, destacou Cilliavini Varela.

A coordenadora concluiu deixando uma mensagem de autocuidado e prevenção, “os homens devem procurar cuidar da sua saúde e quebrar a ideia de que só se vai ao médico quando já se está doente. A informação e a prevenção são as melhores formas de garantir uma vida saudável”.