Estudantes do 4º ano de Enfermagem promovem sessão educativa sobre doenças crónicas não transmissíveis em Mato Sancho

PARTILHAR

No âmbito do projeto de extensão universitária US Solidário, os estudantes finalistas do 4.º ano do Curso de Enfermagem da Universidade de Santiago (US), sob supervisão docente e em articulação com as estruturas de saúde locais e outros parceiros comunitários, realizaram, na quinta-feira, 22 de janeiro, uma sessão educativa na comunidade de Mato Sancho.

A iniciativa foi subordinada ao tema “Doenças crónicas não transmissíveis: diabetes e hipertensão arterial” e integrou um conjunto de ações de promoção da saúde, com enfoque na prevenção e no controlo destas patologias.

A atividade, inserida na disciplina de Práticas Educativas, teve a duração aproximada de uma hora e teve como principal objetivo a promoção da saúde pública e a redução dos riscos associados às doenças crónicas não transmissíveis.

A sessão decorreu em formato de roda de conversa, possibilitando aos participantes a partilha de experiências, a reflexão sobre os riscos da diabetes e da hipertensão arterial e a aquisição de conhecimentos básicos para a prevenção e o controlo destas doenças. A iniciativa procurou, sobretudo, capacitar os moradores para a identificação de fatores de risco e a adoção de comportamentos preventivos.

A avaliação da atividade foi considerada positiva, tendo sido referido que os objetivos propostos foram alcançados, contribuindo para o reforço da consciencialização da comunidade sobre a importância da prevenção e do controlo da diabetes e da hipertensão arterial.