Finalistas de Enfermagem promovem sessão educativa sobre alcoolismo em são martinho pequeno

PARTILHAR

No âmbito do projeto de extensão universitária US Solidário, os alunos finalistas do 4º ano do Curso de Enfermagem da Universidade de Santiago (US), sob supervisão docente e em parceria com as estruturas de saúde locais e outros parceiros comunitários, realizaram, no dia 19 de janeiro, uma sessão educativa na comunidade de São Martinho Pequeno.

A atividade foi subordinada ao tema “Alcoolismo: reconhecer os riscos e agir em primeiros socorros” e integrou um conjunto de ações de promoção da saúde direcionadas para a problemática do alcoolismo.

A atividade, integrada na disciplina de Práticas Educativas, teve a duração de uma hora e teve como principal objetivo a promoção da saúde pública e a redução dos danos associados ao consumo de álcool.

A sessão decorreu em formato de roda de conversa, permitindo aos participantes partilhar experiências, refletir sobre os riscos do alcoolismo e adquirir conhecimentos básicos de primeiros socorros em situações de emergência. A iniciativa procurou, sobretudo, capacitar os moradores para a identificação de situações de risco e a adoção de comportamentos preventivos.

A avaliação da atividade foi positiva, tendo sido referido que os objetivos propostos foram alcançados, contribuindo para o reforço da consciencialização da comunidade sobre os efeitos do consumo excessivo de álcool.

Esta iniciativa evidencia a importância da educação para a saúde e da extensão universitária como instrumentos fundamentais na prevenção de problemas relacionados com o alcoolismo, promovendo uma comunidade mais informada, consciente e preparada para agir.