
Finalistas de Enfermagem promovem sessão educativa sobre o uso de álcool e outras drogas em Achada Leitão
No âmbito do projeto de extensão universitária US Solidário, os alunos finalistas do 4.º ano do Curso de Enfermagem da Universidade de Santiago (US), sob supervisão docente e em parceria com as estruturas de saúde locais e outros parceiros comunitários, realizaram, esta segunda-feira, 26 de janeiro, uma sessão educativa na comunidade de Achada Leitão, na Escola Secundária Carlos Alberto Gonçalves.
A atividade foi subordinada ao tema “Uso de Álcool e Outras Drogas” e integrou um conjunto de ações de sensibilização voltadas para a prevenção do consumo de álcool e de outras substâncias psicoativas, sendo direcionada a jovens e adolescentes.
Inserida na disciplina de Práticas Educativas, a sessão teve a duração de uma hora e teve como principal objetivo a promoção da saúde pública, a redução dos riscos associados ao consumo de drogas, bem como a prevenção de doenças crónicas não transmissíveis.
Durante a atividade, foram abordados conceitos básicos sobre os diferentes tipos de drogas e os seus efeitos nocivos para a saúde. A sessão decorreu em formato de roda de conversa, permitindo aos participantes partilhar experiências, refletir sobre os riscos do consumo de substâncias e esclarecer dúvidas. A iniciativa procurou, sobretudo, capacitar os participantes para a identificação de fatores de risco e a adoção de comportamentos preventivos.
A avaliação da atividade foi considerada positiva, tendo sido referido que os objetivos propostos foram alcançados, contribuindo para o reforço da consciencialização da comunidade escolar quanto à importância da prevenção e da sensibilização em matéria de saúde.

