Universidade de Santiago celebra 17 anos de compromisso com a transformação social

PARTILHAR

A Universidade de Santiago (US) comemorou, nesta segunda-feira, 24 de novembro, o seu 17ª aniversário. O momento foi marcado por reflexões sobre o percurso institucional, reafirmação do compromisso com a transformação social e reconhecimento do papel da US na criação de oportunidades de formação em Cabo Verde.

Durante a Sessão Solene, Gabriel Fernandes, reitor da Universidade de Santiago, frisou que a US é uma instituição que põe em evidência que não devemos desistir jamais, que nós devemos ter coragem, mas acima de tudo acreditar e que devemos ter foco.

Gabriel Fernandes destacou que a US não foi um projeto pensado no intuito de as pessoas enriquecerem ou de conseguir-se isso, aquilo, aquilo outro, “é um projeto todo ele voltado para a transformação social, para a emancipação dos sujeitos, para a criação de condições para que todos nós possamos ser cidadãos do mundo, ter o nosso espaço, ter a nossa oportunidade, garantir a mobilidade social, mudar as condições sociais e materiais de existência, buscar o novo, contribuir para o desenvolvimento do país,” afirmou.

“Por isso, congratulo-me com o fato de a Universidade de Santiago ter chegado ao ponto a que chegou, congratulo-me com o fato de hoje não estarmos confinados ou atrelados à dinâmica do interior de Santiago, embora estejamos cá, mas não é o nosso locus exclusivo. Estamos em vários espaços e não me canso de dizer que é uma conquista enorme”, enfatizou o reitor da US.

Fernandes enalteceu que é uma conquista enorme porque estão a criar condições para que jovens e adultos de outras ilhas possam dar continuidade aos seus estudos, que estão a criar condições para que profissionais altamente qualificados, devidamente inseridos sócio e profissionalmente, tenham a possibilidade de fazer um outro curso.

Gabriel Fernandes referiu ainda que na altura da fundação da US, acharam que é fundamental ter leva de profissionais que tenham a ética em primeiro lugar, que estejam preocupados com a pessoa humana, que estejam comprometidos com a sua profissão.

“Se há uma coisa que faz parte da nossa caminhada, é aquela preocupação com o outro, aquele humanismo, aquela solidariedade que está presente na nossa história de Ilhéus, que faz com que não percamos dignidade, que faz com que não percamos força, esta marca deve também impregnar-nos. Sem solidariedade não seremos praticamente nada. Eu peço que estejam altamente envolvidos em todos os projetos sociais da Universidade de Santiago”, concluiu o reitor.

A comemoração contou ainda com uma homenagem ao artista Romeu di Lurdis, amigo da US, falecido recentemente e também entrega simbólica de certificados de reconhecimento a um grupo de colaboradores, bem como com a atuação dos Talentos US, seguindo o momento “Parabéns US!” e uma tarde cultural que encerrou o programa festivo.