
Universidade de Santiago celebra cerimónias de imposição de fitas nos campi da Praia e de Assomada
A Universidade de Santiago (US) viveu momentos de grande emoção com a realização das cerimónias de colação de grau, imposição de fitas e festa de finalistas nos seus campi da Praia e de Bolanha, em Assomada, referentes ao ano académico 2024/2025.
A primeira celebração aconteceu no Campus da Praia, no dia 30 de julho, reunindo cerca de 50 finalistas acompanhados de familiares, docentes e convidados. Oriundos de diferentes ilhas, Santiago, Fogo, Sal, São Vicente e São Nicolau e também de Portugal, os estudantes viveram um dia inesquecível, marcado por emoção, gratidão e orgulho pela conclusão de uma etapa e o início de novas jornadas.
Durante a cerimónia, o Reitor da Universidade de Santiago, Professor Doutor Gabriel Fernandes, sublinhou que a instituição estará sempre de portas abertas para os seus egressos, “a Universidade de Santiago estará sempre de braços abertos para acolher e apoiar os seus finalistas em todas as etapas do seu percurso pessoal e profissional”.
Já no dia 1 de agosto, foi a vez do Campus de Bolanha, em Assomada, acolher finalistas e convidados num ambiente de celebração, sob um céu indeciso entre sol e chuvisco. A emoção tomou conta do espaço, com lágrimas, abraços e sorrisos de quem concretizou um sonho.
Participaram estudantes vindos de diversas ilhas de Cabo Verde Santiago, Sal, Boa Vista, Santo Antão, São Nicolau e Fogo e da diáspora, incluindo França, Portugal e Estados Unidos, reforçando a dimensão inclusiva e nacional da US.
No discurso de encerramento, o Reitor felicitou os finalistas e as suas famílias, destacando o papel transformador do conhecimento quando colocado ao serviço da comunidade. A mensagem de união e partilha também esteve presente nas palavras de Daniel Monteiro, finalista do curso de Relações Públicas e Comunicação Empresarial: “Eu sou, porque somos”.