Universidade de Santiago dinamiza ilha do Maio com forte envolvimento comunitário e descoberta do território

PARTILHAR

A Universidade de Santiago (US) voltou a imprimir uma dinâmica vibrante na ilha do Maio, neste domingo, 26, no âmbito da iniciativa “US Comunidades”, onde, para além das atividades programadas, os participantes têm vivido uma verdadeira experiência de descoberta da ilha do Porto Inglês.

O dia ficou marcado por um conjunto diversificado de ações, com destaque para a visita à Salina, um dos ex-líbris naturais da ilha, que encantou os estudantes pela singularidade da paisagem e pela tranquilidade do ambiente. Para além da agenda formal, a vivência no Maio tem sido igualmente enriquecida por momentos espontâneos de exploração, contacto com o mar e interação direta com a comunidade local.

No próprio domingo, uma parte da comitiva regressou à ilha de Santiago, levando consigo experiências marcantes. Entretanto, outro grupo permaneceu na ilha do Maio, dando continuidade a várias ações comunitárias e aprofundando a ligação com a população e o território.

A experiência tem sido marcada por aprendizagens significativas e forte integração comunitária. Para a estudante Laís Fernandes, a participação no projeto tem superado as expectativas.

“Está a ser muito bom, fomos muito bem recebidos pela comunidade da ilha do Maio. É uma experiência incrível, com muita aprendizagem e muitas amizades. Tenho tido a oportunidade de conhecer esta ilha tão linda, com mares maravilhosos e lugares incríveis. Está a ser mesmo muito especial”.