
US promove diálogo sobre prevenção do cancro no âmbito do Outubro Rosa
A Universidade de Santiago promoveu, esta segunda-feira, 27 de outubro, uma conversa aberta com os estudantes e a comunidade acadêmica sobre o Cancro da Mama e o Cancro do Colo Turino, no âmbito do outubro Rosa, o Dia Mundial do Combate ao Cancro da Mama, que se comemora 19 de outubro.
O evento contou com a participação da Professora Doutora Sónia Rodrigues, da Dra. Denise Barreto, da enfermeira Maria Barbosa e da enfermeira Joseane Carvalho e foi cordenado pela professora Cilliavini Varela, Coordenadora do Curso de Enfermagem da US.
Segundo Cilliavini Varela, o principal objetivo da atividade foi sensibilizar a comunidade para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do cancro.
“Normalmente temos a ideia de que uma pessoa com cancro tem uma sentença de morte e isso não é verdade, o cancro pode ser prevenido e, quando diagnosticado cedo, tem tratamento e cura”, destacou a coordenadora.
Durante a sessão, os participantes receberam orientações práticas sobre a realização do autoexame da mama, tanto para mulheres como para homens.
Foi explicado que, no caso das mulheres em idade fértil, o autoexame deve ser realizado sete dias após o fim da menstruação, enquanto as mulheres na menopausa devem escolher um dia fixo por mês para o fazer.
A coordenadora reforçou ainda que o autoexame também deve ser praticado pelos homens, uma vez que, embora raro, cerca de 1% dos casos de cancro da mama ocorrem em indivíduos do sexo masculino.
“É importante termos conhecimento e sabermos a forma correta de nos cuidar. Devemos amar-nos e cuidar de nós mesmos se nós não cuidarmos de nós, quem o fará?”, sublinhou Varela.
A atividade foi considerada “bastante positiva”, com uma forte adesão dos estudantes e um ambiente de partilha e aprendizagem.
“A sala estava cheia e muito participativa, o que demonstra o interesse dos alunos e da comunidade em temas de saúde pública e prevenção”, afirmou Varela.

