US realiza palestra de sensibilização e reforça combate ao estigma e à desinformação sobre hiv/sida

PARTILHAR

A Universidade de Santiago acolheu, esta terça-feira, 16 de dezembro, no âmbito das comemorações do Dia Mundial de Luta Contra o HIV/SIDA, assinalado em 1º de dezembro, uma palestra estratégica de sensibilização. Sob o lema Dezembro Vermelho, o evento reuniu especialistas e a comunidade académica para um diálogo aberto sobre prevenção, tratamento e, acima de tudo, a superação das barreiras do preconceito.

Um dos eixos centrais do evento foi o combate à desinformação. As especialistas sublinharam a importância de desconstruir mitos que alimentam o estigma e a discriminação contra pessoas que vivem com o vírus, reforçando que o apoio social é tão vital quanto o tratamento médico. Durante a sessão, foram abordados temas técnicos como prevenção e grupos de risco essenciais para a saúde pública em Cabo Verde.

De acordo com a coordenadora do curso de Enfermagem, Celliavine Afonso, o evento foi bastante dinâmico e esclarecedor, trazendo informações sobre assuntos que ainda eram pouco conhecidos. Foram destacadas ferramentas eficazes de prevenção, como a “profilaxia pré-contato pós conatato, muito associadas a profissionais do sexo e a homens que fazem sexo com homens.” Ressaltou-se ainda a importância de direcionar cuidados e informação a grupos mais vulneráveis, afirmou Afonso.

No que diz respeito ao cenário em Santiago Norte, a palestra apresentou dados concretos sobre a incidência e prevalência do HIV na cidade de Assomada e, de forma mais ampla, na região de Santiago Norte. A análise desses números locais permite ajustar estratégias de intervenção e garantir que os recursos de saúde cheguem onde são mais necessários.

O objetivo central do evento foi sensibilizar, informar e promover o diálogo em torno da prevenção e do tratamento, reforçando, neste Dezembro Vermelho, que a luta contra o HIV é uma causa de toda a comunidade.