O Impacto da emigração massiva dos jovens e o papel da Universidade nesse contexto
No contexto histórico emigratório cabo-verdiano, os jovens continuam a apostar na emigração como uma oportunidade para melhorar as suas condições de vida, justificando-se de forma semelhante às correntes emigratórias precedentes. Trata-se de uma compreensível tentativa de buscar melhores condições em outros países, diante da pobreza, da seca e da falta de oportunidades económicas.
Nos últimos anos, entretanto, Cabo Verde conseguiu implementar importantes políticas públicas e criar instituições capazes de gerar e garantir oportunidades para os jovens, especialmente as universidades, que contribuem para a qualificação profissional e a capacitação técnica. Portanto, se ainda persiste o argumento da busca por melhores condições de vida no exterior, isso indica que a política nesse sentido tem falhado não apenas na formação, mas também na integração desses recursos humanos no mercado de trabalho, falhando em garantir condições dignas de emprego.
Admite-se também que, além da busca por melhores condições materiais, muitos jovens partem motivados pelo deslumbramento com uma vida utópica nas grandes metrópoles europeias, frequentemente idealizada nas redes sociais por amigos e conhecidos.